Quantcast
Channel: Esportes – Viés | O outro lado da rede
Viewing all articles
Browse latest Browse all 25

A Arena do Grêmio

$
0
0

Era 2006 quando pela primeira vez eu ouvi que o Grêmio teria um estádio novo. Na época, grande parte das pessoas que falam sobre futebol, diziam que era boato, e que provavelmente era um projeto ousado demais para sair do papel. As imagens em 3D do futuro estádio começaram a ser divulgadas e os céticos passaram a dizer que o Grêmio jamais conseguiria bancar um projeto desse porte.

Uma das primeiras imagens oficiais divulgadas pelo clube (Foto: Divulgação)

Chegou 2007 e fui morar no exterior. Passei um ano inteiro fora. Longe da família, longe dos amigos e longe do Grêmio. Casualmente foi um ano em que o Grêmio foi campeão do Gauchão e chegou na final da Libertadores. Eu estava distante e podia acompanhar meu time do coração apenas através da internet.

Uma maneira que encontrei para amenizar a saudade e revitalizar o orgulho, foi mostrando para todos os amigos estrangeiros as projeções de como ficaria o futuro estádio do Grêmio. Fotos, vídeos e desenhos mostravam um estádio moderno, de última geração, rodeado de hoteis e shoppings. Nível europeu mesmo. Mas ainda era tudo feito por computador, era tudo imaginário e todo mundo ainda duvidava.

2008 foi um ano com algumas reviravoltas em relação ao Projeto Arena. Foi decidido que seria de fato um estádio NOVO, e por consequência, o Estádio Olímpico Monumental seria negociado e provavelmente implodido. A empresa portuguesa TBZ fechou com o Grêmio e o bairro Humaitá foi escolhido para sediar o novo estádio. Em agosto de 2008 a TBZ largou o projeto, e nesse momento me desesperei um pouco. Será que era o fim do projeto? Será que meus amigos que duvidavam estavam certos? Não. Em Dezembro o Grêmio assinou o contrato com a OAS e o projeto foi aprovado na Câmara dos Vereadores. Era mais um importante passo para o andamento de tudo.

Em 2009 o terreno onde seria construida a Arena foi demarcado. Colocaram tapumes em volta da área, pintaram com as cores do Tricolor, e eu comecei a acreditar mais ainda. O orgulho e a vontade de ter um estádio maravilhoso aumentavam cada vez mais.

Chegou 2010 e disseram que naquele ano iriam começar as obras. O que eu mais ouvia era “só acredito vendo.” e foi assim que aconteceu. Chegou o dia 20 de setembro, um dia importante para os gaúchos, mas dessa vez, foi mais importante ainda para os gremistas.  Foi organizada uma carreata saindo do Olímpico em direção ao terreno da futura Arena, onde aconteceria uma festa com shows, discursos e o tão aguardado momento em que a primeira estaca seria cravada naquele terreno vazio e seria decretado o início oficial das obras da Arena.

Banda da Geral do Grêmio na carreata para o terreno da Arena (Foto: Tatiana Lopes)

As obras começaram, e graças às fotos e blogs que se dispuseram a nos contar sobre o andamento dos trabalhos, pude acompanhar cada momento, a cada dia, e ir acreditando mais e mais que eu poderia bater no peito e dizer que meu time teria o melhor estádio do Brasil.

Arena do Grêmio no dia 21/11/2012, 17 dias antes da inauguração (Foto: Mauro Saraiva Jr.)

Hoje faltam cinco dias para a inauguração da Arena. Um estádio novinho em folha, que ficou pronto em pouco mais de 2 anos e 2 meses de obras. Muitos duvidaram, mas eu não. Estou com o ingresso na mão e vou testemunhar o primeiro evento desse novo templo, que veio para entrar pra história. Assim como o Estádio da Baixada e o Estádio Olímpico Monumental, ficará para sempre em nossos corações tricolores.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 25